terça-feira, 26 de maio de 2015

«Leandro, rei da Helíria»: um espetáculo com pouco sal



Leandro, rei da Helíria é uma obra de Alice Viera inspirada no conto tradicional “O Sal e a Água” e na peça de teatro Rei Lear de William Shakespeare. O espetáculo do grupo Cultural Kids, em cena no Auditório do Colégio Pedro Arrupe, não foi a melhor encenação a que já assisti e o público também o achou, pois certas partes estavam mal engendradas.
Um dos factos que não apreciei na encenação foi a personalidade de Violeta. No livro, embora jovem, a personagem tinha educação nobre. E, se localizarmos no tempo em que a ação decorre, veremos que não foi adequado Violeta tocar no alaúde como se fosse uma guitarra elétrica. Outra personagem de que não gostei foi Reginaldo. Ainda que a representação tenha sido engraçada, o ator estava fora da personagem. Achei que ele devia ser um príncipe corajoso e não assustadiço, sempre com medo que lhe fizessem mal.
Certos elementos do guarda-roupa estavam desadequados para o espetáculo, como os óculos de Violeta e os sapatos dos príncipes e princesas.
O que mais detestei nesta peça foi o texto suprimido: canções que não cantaram, cenas que não representaram. Foi lastimável.
Mas a ida a este espetáculo não foi em vão. A ótima representação da maioria dos atores e a aparição de William Shakespeare proporcionaram momentos cómicos e memoráveis.
Será que gostei tanto da ida ao teatro “como a comida quer ao sal”? Não. Não recomendo esta encenação a quem leu o livro, mas acredito que os que o desconhecem vão achar esta representação razoavelmente agradável.


Diogo Ventura, nº 23, 7ºD

Sem comentários: