sábado, 28 de novembro de 2015

O que nos dizem as paredes: registos pombalinos em Caneças

Foi uma magnífica sessão dinamizada pelo professor João Nuno Sales Machado no dia 28 de novembro de 2015, integrada nas Jornadas do Património: memórias e tradições de Caneças, promovidas pela Associação dos Amigos de Caneças, no âmbito das comemorações do centenário da freguesia de Caneças.



O professor divulgou e alertou os presentes sobre o património canecense que se manifesta sob a forma de azulejos que remontam ao século XVIII, que decoram fachadas de alguns dos edifícios seculares que ainda permanecem na vila. Destacou ainda o facto de alguns dos painéis exibidos terem sido estudados por alunos da Escola Secundária, integrados no projeto Memória dos Espaços entre os anos 2000 e 2010.



Testemunhos documentais que têm de ser preservados a bem do património histórico-cultural que fazem parte, e devem assim continuar, das vivências da população e ajudam a compreender a história da povoação de Caneças.


No final da sessão, que decorreu na Casa da Cultura de Caneças, o senhor Presidente da União das freguesias da Ramada e Caneças, Senhor Ilídio Ferreira, elogiou o orador e o espólio histórico-cultural de Caneças, que tem de ser defendido e preservado, salientando também o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação dos Amigos de Caneças, exaltando o seu continuado interesse em apoiar as iniciativas da Associação.




Fátima Morgado 


Fotos de Mário Paiva

Sem comentários: