domingo, 25 de janeiro de 2015

À Conversa sobre a Civilização grega






De 16 a 30 de Janeiro de 2015 irão ter lugar na Biblioteca dos Castanheiros várias sessões destinadas às turmas do 7º ano, subordinadas ao tema "À Conversa sobre a Civilização grega". Esta atividade, dinamizada pela PB, realiza-se em parceria com as professoras de História.

Ondjaki com o Pedro Gaspar, do 7ºC


O Pedro Gaspar, nº 31 do 7ºC, encontrou-se com o escritor Ondjaki  na Livraria “ Ler Devagar” no LX Factory, em Lisboa,  a propósito da Apresentação do Livro “Os Vivos, O Morto e o Peixe Frito”.

Carta

          




                                                                                  Dinamarca, 13 de julho de 1498
Querido esposo,

Sinto imensas saudades tuas e estou ansiosa pelo teu regresso.
A vida cá em casa mudou radicalmente, desde que partiste em peregrinação. Os criados andam desmotivados a fazer o seu trabalho, os nossos amigos e parentes mandam inúmeras cartas a perguntar se já voltaste, a oferecer ajuda e a dar apoio, mas eles próprios não sabem o que fazer.
No entanto, as pessoas mais tristes e que nos mais preocupam são as crianças. Elas mal sorriem e andam constantemente a perguntar se há noticias tuas.
O nosso Natal foi diferente de todos os outros. Continuou a ser mágico, mas a alegria e a azáfama desapareceram. Todos tentámos fazer para que esta época fosse alegre, contudo os esforços foram em vão!
Eu procuro aguentar-me e pensar positivamente que no próximo Natal, ou mesmo antes, já estaremos todos juntos.
 Espero que tenhas conseguido passar este dia tão especial, onde querias e que tenhas visitado todas as cidades que planeaste. Desejo também que vivas muitas aventuras e que ouças muitas histórias para que nos possas contar, quando voltares.
A tua falta é cada vez mais notória!
Um beijo com amor da tua mulher.
        
                                                                 

Bruna Rabasqueira, nº7, 7ºC               

Carta






     Dinamarca, 20 de março de 1456

Meu amado,
As saudades são cada vez maiores, apesar de teres partido há tão pouco tempo. Este Natal ficou marcado pela tua ausência. Nem conseguia olhar para o teu lugar…
As nossas crianças continuam a perguntar constantemente por ti, mas sentem-se orgulhosos pela tua nobre missão de peregrinação.
Na tua ausência aconteceu algo inacreditável! Um grupo de cavaleiros parou à nossa porta e invadiu a nossa casa.
Nós ficámos assustados, pois não tínhamos a tua proteção, mas eles acalmaram-nos e disseram-nos que tinham vindo duma guerra e só queriam um local para dormir, assim como alimentação. Deixámo-los ficar em nossa casa por uma noite, dado que nos garantiram que partiriam no dia seguinte. De manhã, regressaram à sua terra e agradeceram-nos a hospitalidade.
Aguardo ansiosamente o teu regresso!

Um beijo da tua amada.


      Ana Marvão( nº 2) e Andreia Francisco (nº 4) Turma: 7º C

Carta

                                                       
                                               





                                                                                                   Jerusalém,15 de fevereiro de 1415

Querida amada,
Este é um dos últimos dias que passo nesta terra. Por essa razão,envio-te esta carta.
Até este momento, vi locais com que muitos homens podem sonhar.
Há dois meses, no dia de Natal,viajei para a gruta de Belém,onde o menino Jesus nasceu onde também esteve a virgem Maria e São José.
Nessa noite, rezei por todos nós, pedi aos anjos que me protegessem nesta longa viagem que    vem pela frente e que, no próximo Natal, pudesse estar ao pé de ti, meu amor.
Espero que todos aí se encontrem de boa saúde.
Um beijo do teu amado.

CAVALEIRO

André Roldan, nº3, 7ºC e Daniel Figueiredo, nº11, 7ºC

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Alunos vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura






Na 1ª fase ficaram apurados os seguintes alunos:

1º lugar: André Alexandre Quintão Roldan, 7º C
2º lugar: Diogo Nascimento de Matos, 7º E
3º lugar: Miguel Ângelo Quaresma, 8º F
1º Suplente: Leonor Alves Batista, 7º E
2º Suplente: David Rafael Conceição, 7º G


Os três primeiros classificados participarão na segunda fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. 

Parabéns a todos!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A minha opinião sobre Ulisses


/var/mobile/Applications/7C880E60-9E25-495D-B2D1-F0CC1A164109/tmp/etemp1/fImage28584692071.png
O livro sobre o qual eu vou dar opinião  intitula-se Ulisses de Maria Alberta Menéres. Foi uma obra de que eu gostei muito, mas que, ao início, nunca pensei
apreciá-lo tanto.
Esta história fala de um homem chamado Ulisses, um grego, que gostava muito de viajar, sendo simultaneamente uma pessoa muito corajosa. O protagonista participou na guerra de Tróia e foi ele próprio que teve a ideia de construir o Cavalo de Tróia. Ulisses ao navegar, passou por muitos lugares interessantes. Desde lutar com Ciclopes a ficar louco com o cantar de sereias, o herói viveu diversas
aventuras fantásticas.
Uma das razões que me levou a apreciar bastante esta narrativa foi
também por Ulisses ter ido ao sítio onde os mortos ficam para a eternidade,  um
local onde  encontrou alguém de quem gostava muito.
O que eu referi nesta opinião foi apenas um pouco do que podem encontrar nesta magnífica história. Se forem do género de pessoas que se interessa por aventuras, vão adorar esta. Não deixem de a conhecer!




André Roldan,Nº3, 7º C                   

O MEU LIVRO FAVORITO


  O livro de que eu gosto mais faz parte da coleção “O Clube das Chaves”.
Eu aprecio-o, porque tem muitas missões perigosas que dão um certo suspense, depois de uma certa sensação de perigo.
  Esta obra inclui missões arriscadas, numa das quais quatro miúdos corajosos tentam apanhar ladrões e resolver mistérios.
Na minha opinião, este livro é muito engraçado!
Em suma, recomendo a obra à turma 7ªE e aos outros colegas, por ser repleto de aventuras.


Rogério Fernandes      Turma: 7ªE      N:25

http://images02.olx.pt/ui/0/70/40/Fotos-de-Livro-O-Clube-das-Chaves-Entra-em-Accao_432537040_1.jpg

“Os cinco e o comboio fantasma”



250_9789895559862_os_cinco_e_o_comboio_fantasma.jpg

Os cinco e o comboio fantasma”


Coleção – “Os cinco”
Autora – Enid Blyton
Edição – 2012, 216 páginas
Editora – Oficina do Livro


“Os cinco e o comboio fantasma” de Enid Blyton é o meu livro preferido por estar cheio de emoção do princípio ao fim!
As personagens desta aventura são três irmãos (a Ana, o David e o Júlio), uma prima de nome Maria José, ou Zé, e o cão, Tim.
Estas quatro crianças, todos os anos, durante as férias escolares do verão, vivem grandes aventuras
Naquele verão, os cinco foram acampar com um professor para o campo e depois de se terem instalado, começaram a ouvir uns barulhos estranhos, vindos do interior da terra. Curiosos e ansiosos por uma nova aventura, tentaram desvendar a origem de tão estranhos ruídos. Começam a procurar e ouviram falar num “Comboio fantasma” que passava, todos os dias, por uma linha de comboio abandonada há muito tempo.
Não foi fácil encontrá-lo porque o comboio passava a altas horas da noite, muito silenciosamente, sem maquinista e por muitos e grandes túneis. Quando finalmente o descobriram, ficaram a saber que era utilizado por traficantes e contrabandistas para transportar mercadorias proibidas como droga.
Recomendo esta obra a todas as pessoas, porque é muito fácil de ler e faz-se em pouco tempo. É uma investigação emocionante, cheia de surpresas e grandes aventuras que colocam os cinco em ação e que nos fazem ler o livro rapidamente para descobrirmos o que vai acontecer a seguir.




Francisco Gonçalves – nº 13 – 7º C

O Segredo da Serra




Na minha opinião, “O Segredo da Serra” de Arinda Rodrigues é uma história extremamente emocionante, porque fala de uma pequena aldeia em Castro Daire chamada Alhões.
Nesse local, passam-se factos inimagináveis. Como poderia a morte de um avô dar numa barafunda extraordinária? Esta obra leva-nos a uma cadeia de eventos empolgantes.
Há quatro personagens que vão de férias travar uma guerra contra os Luciors. Entretanto, no meio de tudo isto surgem muitos outros acontecimentos e Gaia, a guardiã da Terra. Esta convocou-os para uma missão com muitos outros animais que estão dispostos a fazer de tudo para travar os Luciors, que são uns monstros maléficos capazes de destruir o planeta e impor o seu reinado.
Eu recomendo este livro a pessoas que gostem de ler mas, que principalmente apreciem livros de aventura.
Será que os Luciors governarão o planeta com o seu império de destruição?
Descubram vocês quando o lerem!


Daniel Da Silva Elias    Nº: 10   Turma: 7ºE

O Recruta


De todos os livros que eu já li, o que mais me tocou foi O Recruta, de Robert Muchamore, pelo simples facto de a história ser emocionante.
Esta obra fala-nos de um menino que vive com a mãe e com a irmã. Ele chama-se James Adams e é mais um daqueles rapazes que odeia a escola. Até que um dia, a mãe dele morre. Como se trata de um miúdo valente, fica a tomar conta da irmã até o pai a vir buscar. Nessa altura, o filho fica sozinho.
O jovem é mandado para um orfanato onde conhece um rapaz que o recruta para uma escola, no meio do nada, que treina crianças, até aos 17 anos e as envia para missões secretas.
James é caloiro naquela escola, e como todos os novatos, tem de cumprir a recruta. Esta fase consiste em ter de ficar cem dias fechado num recinto de treino, sob condições de exercício fisíco muito elevadas e quase sem comer e dormir. No centésimo dia desta tortura, o treinador ou professor leva-os para uma região à sua escolha e aí fazem um percurso de obstáculos muito perigoso para ganharem o «poder» de executar missões, que lhes é dado tendo uma camisola cinzenta.
James é bem sucedido nesta tortura, pois consegue realizar a recruta e tornar-se um agente muito bom.
Conclusão, eu adorei esta história, porque achei fascinante quer o protagonista, um rapaz inteligente que não ligava à escola, quer adolescentes até aos 17 anos fazerem missões de alto risco e tornarem-se muito boas agentes.
Eu recomendo vivamente que o leiam!
                                           Bruna Rabasqueira, nº7, 7ºC

O meu livro preferido


Um dos meus livros preferidos é um Diário de um Banana 1 de Jeff Kinney, porque tem algumas piadas e passa-se na escola.

       Esta história fala sobre um rapaz chamado Greg que tem alguns problemas e uma família com dois irmãos, um mais velho e outro mais novo, que lhe arranjam muitos problemas. Ele também possui um melhor amigo, com quem passa muitas aventuras.


Um dia estavam a fazer "doçura ou travessura" e meteram-se numa alhada com adolescentes. Tudo aconteceu de tal forma que o melhor amigo comeu um queijo podre que estava na escola havia anos. Este foi um dos episódios hilariantes, entre outros muito engraçados e divertidos.

         Aconselho a toda gente a lê-lo, em família ou individualmente, porque se aprende palavras novas e apresenta diversas piadas. 


                      Filipa Santos, nº 12, 7º C

O meu livro preferido

 

Eu não sou muito de ler livros, sinceramente, mas gostava que algum me desse curiosidade para o fazer.
  Aquele que me despertou mais curiosidade até hoje foi “ As viagens de Gulliver” de Jonathan Swift, que li com os meus colegas, na sala de aula, o ano passado.
 Gostei da experiência. pois é um texto dramático e eu adorei este género literário. Tem vários atos e em cada um, aparecem novas personagens.
  A personagem principal chama- se Gulliver, que é um gigante. Não digo mais nada!
 Se já o leram, fico contente. Se ainda não, procurem- no e leiam- no, porque até é bom para nós interpretarmos e percebermos como se redige. Procurem-no na biblioteca da escola ou nas livrarias. O Gulliver e os seus amigos vão estar à vossa espera.
   Espero que gostem!

Andreia Francisco 7º C nº 4

És a minha melhor amiga, odeio-te!






      O meu livro predileto chama-se “ És a minha melhor amiga, odeio-te”. Trata-se de um exemplar numa vasta lista de êxitos da coleção “Clube das Amigas”.
     A história fala sobre uma rapariga, mais especificamente, a Sophie , que se muda para Londres , vinda de Luxemburgo, e então muda de  escola. Ela é a mais nova aluna daquele estabelecimento de ensino. Não se sente integrada na turma e, muito menos, na escola. Então, a Annie fica amiga da personagem principal e acontecem muitas aventuras pelo caminho.
      Quando o li pela primeira vez, senti-me na narrativa,  na qual eu era a  protagonista, que também não se sentia bem ali, porém ninguém queria saber.
      O facto de ser o meu favorito, deve-se a contar uma história gira, engraçada, com muitas reviravoltas e aventuras e que acaba com um final brilhante!
      Quando o começamos a ler, não queremos nem conseguimos parar e assim que terminamos não o esquecemos nunca mais. Assim que paramos e pensamos nos acontecimentos, parece que descreveu perfeitamente o que nos acontece no nosso dia-a-dia. No fim deste exemplar, existem umas dicas de como ser popular e como ter muitos e bons amigos.
      Eu considero que este volume é especial, uma vez que fala um pouco sobre nós sem nos apercebermos e parece que entramos na narrativa.
      Em suma, recomendo vivamente este livro por todas as razões anteriormente apresentadas.
  Mariana Sousa, nº29, 7ºC

A lua de Joana

                          
          O meu livro favorito intitula-se a “Lua de Joana” e foi escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez.
    Trata-se de a história de uma menina chamada Joana cuja melhor amiga, Marta, tinha morrido com uma “overdose”. Assim, a fim de se sentir mais próxima da amiga desaparecida, escreve-lhe diariamente para lhe transmitir o que acontece no seu dia-a-dia. Mais tarde, a protagonista acaba por escolher o mesmo caminho de Marta para perceber o que se passara com esta.
        Na minha opinião, a obra é fantástica, porque nos dá lições de vida e razões de não consumirmos drogas, pois fazem tão mal à saúde que nos podem levar à morte.
       Eu acho que deveriam ler este livro, porque é bastante interessante!
       Em suma, adorei esta história, pelo que espero que também gostem e não cometam a mesma asneira que a Joana.


            Jéssica Monteiro        7ºE   nº 29

A Lua de Joana


http://cnlespbs.files.wordpress.com/2010/09/lua-edicao-limitada.jpg
 


O meu livro preferido chama-se  A LUA DE JOANA  trata-se da história de uma rapariga que perdeu a melhor amiga pois  morreu de overdose. A jovem adorava-a como irmã e conheciam-se desde pequenas.
  Joana começa a escrever cartas para amiga como se fosse um diário, no dia em que faz catorze anos. A destinatária chamava-se Marta. Estava todos muito tristes com o seu desaparecimento, especialmente ela e o Diogo (irmão da Marta). Este já não falava com ninguém, ainda não conseguia acreditar que a irmã morrera. O livro fala muito sobre drogas e o mal que nos fazem. Muitas pessoas morrem por causa desse vício. Esta obra quer alertar para isso. Há muita gente a morrer no mundo com a droga, um vício horrível que deixa os consumidores pior do que pensavam que estariam.
  Eu gostei muito deste conto porque retrata factos reais, e chama a  atenção dos jovens, quanto ao álcool e drogas. Aprecio bastante esses temas de histórias de álcool, droga, revolta, acho-os emocionante! Adorei as personagens, especialmente como ela se dava com o irmão. Esta teve ajuda do “ Projeto Vida “ da TVI, recomendo a todos que o leiam.


Camila Alves Nº 4   7ª E

A importância da leitura




A leitura é fundamental para a vida das pessoas. Se não soubéssemos ler, não poderíamos ler ou escrever um recado, não saberíamos apanhar um autocarro,  consultar um mapa, ir ao cinema ver um filme que não fosse português, fazer uma viagem a um local desconhecido, nem divertir-nos.
No entanto, lamento que ainda haja muita gente analfabeta no mundo. Eu não imagino a minha vida sem livros! Desde muito cedo, talvez tivesse dois  anos, adorava ver as imagens dos livros, revistas e de qualquer papel que encontrasse. Nessa altura, apesar de não perceber o que estava escrito, apreciava observar as ilustrações, era a minha forma de ler.
Desde então, passei a querer ter muitos livros. Sempre que ia a centros comerciais, livrarias ou aos supermercados com a minha mãe, ela comprava-me um exemplar. Já tive no meu quarto cerca de duzentos e quarenta e quatro livros de aventuras, histórias, ficção ou animais. Agora decidi dar alguns ao primo de quatro anos e arrumar os restantes no escritório. De facto, enchiam-se de pó e eu espirrava imenso. Atualmente, no meu quarto, só conto com os preferidos bem como aquele com que me entretenho um pouco à noite. Eu gostava de poder ler mais antes de dormir, mas a minha mãe não me autoriza, porque no dia seguinte é muito difícil levantar-me.
Na verdade, na minha casa há imensos livros. Na cozinha, existem os de culinária. Na sala, encontram-se os de viagens, histórias e decoração. O escritório possui diversos volumes sobre histórias antigas, crianças e doenças.   O quarto da minha mãe tem, pelo menos, uma obra que é lida todas as noites.
  Na minha família todos atribuem uma grande importância à leitura. A minha madrinha escreve livros para crianças e eu, sempre que posso, gosto de falar com escritores. Já me encontrei com a Luísa Ducla Soares e Ana Maria Magalhães. Mas quem eu mais gostei de conhecer foi o Ondjaki, um autor superinteressante e simpático. Até tirámos uma fotografia juntos!
Em suma, para mim, a leitura é indispensável. Os livros são uma grande companhia, pois com eles rio-me, divirto-me, aprendo, viajo e sinto-me descontraído.
Eu penso que aprender a ler deveria ser uma oportunidade a dar a todas as pessoas, ricas ou pobres, brancos, castanhos, pretos, amarelos, a todos!
                                Pedro Gaspar 7ºC, nº31