domingo, 14 de janeiro de 2018

A minha escola

A Minha Escola

A minha escola somos nós, os estudantes, os professores, os funcionários e os pais. A minha escola são as pessoas que partilham o gosto por aprender e ensinar. A minha escola é a curiosidade, uma vontade de querer saber mais, acompanhada por uma postura de questionamento constante. A minha escola são os amigos e as brincadeiras. A minha escola é o mundo, e o mundo está na escola. A minha escola é a vida, e a vida é para ser vivida, hoje e em cada dia.
A minha escola não tem campainha, não tem professores a “dar aulas”, não tem disciplinas, nem reprovações. A minha escola tem atividades e projetos, alunos que decidem o que querem aprender e professores que os ajudam na sua caminhada, experimentando, errando e acertando, aprendendo e crescendo.
A minha escola também tem uns edifícios com mesas, paredes e cadeiras, e até tem salas e computadores, videoprojectores, quadros interativos e muitas outras coisas. Tem tudo isso, mas as mesas e as cadeiras não estão presas ao chão, as coisas “têm vida”, a vida que nós lhe damos. As salas da minha escola são ilhas de liberdade, não células de uma prisão. Os muros e as paredes são abrigos, não muralhas de uma fortaleza; são janelas e portas para o mundo, não campos minados dos quais devemos estar afastados.
A minha escola não é uma fábrica, é mesmo uma escola. Às vezes a minha escola parece uma orquestra mas nunca um exército em marcha, e ainda bem porque eu não quero invadir ninguém, prefiro conquistar corações e amizades. Quem não gosta de música? quem gosta de guerra, sangue, morte e sofrimento? Eu não. Eu só quero ser feliz, hoje e sempre, mas como posso ser feliz no meio da infelicidade? Acho que não posso, por isso quero a felicidade de todos. Ainda bem que a minha escola está em construção e eu sou um dos construtores. Espero que a minha escola esteja sempre em construção para que, quando eu sair da escola, ela continue a ser a minha escola, a nossa escola, a escola dos construtores de todos os futuros.

Sem comentários: